14 julho 2015 0

SIGNIFICADO DO USO DA ALIANÇA DE CASAMENTO

Todo casal que está noivo e vai se casar tem uma aliança no dedo. Muitos nem sabem o porquê, mas usam e pronto, mesmo assim o significado destes anéis vai muito além de uma tradição boba e sem sentido.

     A palavra aliança significa simplesmente um acordo entre duas partes, que podem ser indivíduos, grupos ou nações. No caso do casamento, é um acordo selado entre duas pessoas que se amam e utilizam esse par de anéis para simbolizar essa união. Essa tradição é muito antiga e tem origem em várias culturas com o mesmo propósito, a união e o amor entre duas pessoas. Alguns estudos dizem que os egípcios foram os primeiros a adotarem o uso de alianças de casamento e a colocarem no terceiro dedo da mão esquerda, alguns até podem contestar como verdade histórica.

     Os egípcios davam tanto valor as suas alianças, invariavelmente, eram sepultados com elas. Afinal, com sua forte crença na vida após a morte, era necessário que os casais se reunissem no além e, as alianças de casamento, era o símbolo máximo dessa união, neste e no outro mundo. Passando também pela China, Índia e a Europa.

     Já na Europa e principalmente na cultura cristã, o uso das alianças de casamento iniciou-se por volta da Idade Média. Em muitos países, tinha uma ligação recheada de superstições e misticismo com o casamento e os casais. Por exemplo: em alguns lugares da Escócia, as pessoas acreditavam que se a mulher perdesse sua aliança, certamente seu marido seria perdido também. Já em outros países, se as alianças de casamentos caírem das mãos dos noivos e deslizarem para longe do casal, significaria que esse casamento estava condenado ao fracasso. Era considerada a pior coisa que poderia acontecer num casamento.

     A simbologia da aliança é muito forte, unindo-as lado a lado formam o símbolo do infinito (por esse motivo não se deve usar alianças quadradas). O material é o ouro, prata ou platina por serem duradouros, eternos como a relação de duas pessoas que se amam.

     Outra simbologia é o posicionamento do uso, dizem que esse anel deve ser usado no quarto dedo da mão esquerda, pois nesse dedo passa uma veia que vai direto para o coração.

     A aliança tradicional é feita em ouro amarelo e no modelo "meia cana" (arredondada), mas com o desenvolvimento do design esses anéis estão começando a ter novas caras e cores. Muitas joalherias estão investindo em novos modelos, combinações de cores e materiais.

     Para uma jóia que será usada diariamente por toda vida, deve ter a cara do casal apaixonado e é aí que os designers entram. A cada dia as alianças personalizadas estão sendo mais procuradas. Outras jóias importantes giram em torno deste "evento", como o anel de noivado e as jóias utilizadas no grande dia. Tanto para a noiva quanto para o noivo. Dependendo da religião são usados terços, coroas, etc. Mas são as jóias das noivas que chamam a atenção de todos. Brincos e colares de pérolas ou diamantes são os mais procurados.

     Existem outras tradições e curiosidades desta cerimônia que giram em torno da noiva. Hoje as noivas se casam de branco simbolizando a pureza, mas essa cor branca do vestido de noiva só foi popularizado no século XVII, no casamento da rainha Vitoriana, sem o sentido atual que foi criado pela Igreja Católica.

     Na Idade Média, as mulheres se casavam com várias cores, mas a principal era o verde, simbolizando a fertilidade do casal. Outra tradição muito usada em casamentos são as damas e os pajens. “As crianças entram na frente da noiva representando também a fertilidade do casal e com as roupas parecidas com as dos noivos, pois, representam os futuros filhos do casal.