Qual o maior diamante do mundo?

O diamante é um material extremamente atrativo. Além da beleza que confere às joias, é um cristal de grande durabilidade e tem um brilho incomparável, invejado por muitos. Nada disso é novidade, mas você já se perguntou qual o maior diamante do mundo? 

Ao longo dos séculos, a pureza desses materiais foi flagrada em vários cantos do globo. Mas existe um vencedor que lidera o ranking, encontrado na África do Sul nos anos 1900. Quer descobrir mais sobre uma das joias mais valiosas que existem? Então, continue acompanhando!

O maior diamante do mundo

Mokgweetsi Masisi, presidente de Botsuana, segura a gema encontrada
Foto: Monirul Bhuiyan/AFP/Getty Images

Do que é feito o diamante?

O diamante é uma pedra preciosa obtida sob pressões altíssimas. Um dos processos mais comuns para sua formação é a partir do magma presente no interior da Terra. Geólogos acreditam que, ao longo dos séculos, as camadas de magma bem abaixo da crosta se depositaram umas sobre as outras, fazendo com que o material se comprimisse até se petrificar. 

Os diamantes em depósitos, que são vendidos atualmente, teriam subido à superfície devido a erupções vulcânicas. Desse modo, sua estrutura é feita de átomos de carbono puro. Devido à composição geométrica do diamante, ele é bem compacto e é a substância natural mais dura que se conhece. Você, com certeza, já ouviu que é muito difícil rachar ou quebrar essa pedra, não é mesmo? Pois é.

Os maiores diamantes do mundo 

1 – Cullinan

Segundo a CNN Brasil, o maior diamante já registrado até então é o Cullinan, com 3.016 quilates. Ele foi encontrado na África do Sul em 26 de janeiro de 1905 e, depois disso, cortado em pedras menores. Algumas delas compõem as joias incrustadas na coroa da família real britânica.

Conforme o Royal Collection Trust, a pedra preciosa recebeu esse nome devido ao presidente da empresa de mineração, Thomas Cullinan.  Sem cortes, o diamante tinha as dimensões 10,1 x 6,35 x 5,9 cm e uma cor azul-branca. Dois anos depois da descoberta, o cristal foi apresentado ao rei Eduardo VII como gesto simbólico em função de uma guerra que afetou a  Grã-Bretanha e a África do Sul. 

O monarca aceitou o presente e a pedra foi levada para Sandringham, no Reino Unido, sob escolta policial. Em Amsterdã, especialistas a lapidaram e tentaram parti-la, mas foi só em 1908 que conseguiram dividi-la em duas. Depois de oito meses, o diamante original se transformou em 9 pedras grandes. E, mais que isso, foram criados diversos outros pequenos brilhantes e fragmentos não polidos.

2 – Lesedi La Rona

Ainda de acordo com a CNN, a segunda maior pedra de diamante foi encontrada em 2015, pela empresa canadense Lucara Diamond. A Lesedi La Rona, de 1.109 quilates, foi descoberta na mina de Karowe, em Bostuana, no ano de 2015. Ainda de acordo com o portal, o diamante foi vendido ao joalheiro de luxo Graff pela bolada de 53 milhões de dólares, o equivalente a R$ 252 milhões, em 2017.

Em junho do ano passado, uma pedra considerada o terceiro maior diamante “de qualidade” do mundo foi descoberta no mesmo país. Trata-se de uma pedra de 1.098 quilates, achada na mina Jwaneng.

Como o diamante se apresenta na natureza? 

Os diamantes podem ser encontrados em diversas tonalidades, ainda que os coloridos sejam mais raros. Normalmente, elas vão do amarelo pálido até o incolor e, quando mais sem cor, mais valioso é o cristal. 

Existem alguns padrões de classificação para facilitar a definição das pedras. Essa classificação tem como base o GIA (Gemological Institute of America), o Instituto Gemológico da América.

Veja abaixo:

  • D, E, F:  sem cor
  • G, H, I, J: quase sem cor
  • K, L, M: cor levemente visível
  • N a Z: cor acentuada

Esse guia aponta que, quanto mais incolor, mais valor de mercado terá a gema. O maior diamante do mundo, por exemplo, é praticamente transparente. É importante pontuar que pedras coloridas também são encontradas, ainda que em menor frequência.

E então, gostou de descobrir mais sobre o maior diamante do mundo? Seja no brinco, na pulseira ou no colar, esse cristal valoriza o seu visual de maneira elegante e refinada. Se você aprendeu com este conteúdo, confira também nosso post sobre a compra e venda de ouro. Até a próxima!