Qual a diferença entre joia e semijoia?

Como a palavra já diz, a semijoia não é uma joia “100%” verdadeira. Mas você já se perguntou as reais diferenças entre os dois termos, além do preço? A verdade é que, a olho nu, as duas são muito similares. O que muda é a composição das peças, fato que deve ser levado em conta na hora de ir à joalheria.

Já que a aparência não basta para desvendar a fabricação da peça, é interessante ter uma noção sobre o tema. Afinal, o seu dinheiro é precioso e deve ser bem gasto, de acordo com a finalidade da compra. Não adianta nada comprar uma joia e, mais tarde, descobrir que tem uma semijoia em mãos, né?

Para evitar esse tipo de frustração, é interessante entender o básico sobre a composição das peças Neste artigo, comentamos tudo o que você precisa saber.

O que é joia?

Primeiro, vamos definir o que é uma joia. É aquela peça 100% composta por um metal nobre, como o ouro e a prata. Você com certeza já ouviu falar que é preciso ter cuidado ao comprar as suas peças. Isso porque estabelecimentos de confiança devem informar o cliente sobre a procedência das joias e garantir que elas sejam mesmo 100% puras.

O valor de venda da joia também é maior que o da semijoia. Portanto, têm uma maior vida útil e sofrem menos com a ação de eventos externos, tornando-se bens mais duráveis. Vale dizer que o acabamento quase sempre tem qualidade superior.

Por fim, as joias são produzidas com materiais de primeira linha. Muitas vezes, inclusive, contêm pedras preciosas como o diamante, a esmeralda, a safira e o rubi. Dessa forma, a classe está sempre garantida caso você opte pela compra de uma joia verdadeira! O único ponto negativo é visto no preço, uma vez que as semijoias costumam ser mais acessíveis.

O que é semijoia?

A semijoia, por sua vez, é banhada por algumas camadas finas de material nobre, como o ouro. Assim, a confecção é bem parecida com a da joia, ainda que a durabilidade seja menor. Os preços também são mais acessíveis, o que costuma ser levado em conta pelo consumidor que não quer gastar muito.

Enquanto a joia recebe pedras preciosas naturais, as semijoias contêm pedras semipreciosas ou pedras sintéticas. É importante dizer que existe uma diferença entre a semijoia banhada e a folheada, já que a primeira recebe uma quantidade maior do material nobre. Por outro lado, a peça folheada recebe uma camada bem mais fina do mesmo metal.

Esse tipo de adorno costuma ter garantia de fábrica e tem um processo de produção bem atencioso. Basicamente, um profissional especializado realiza a fusão de metais em um molde, além de polir e, no acabamento, dar o banho do metal escolhido. No fim das contas, o custo-benefício compensa bastante.

Qual a melhor: joia ou semijoia?

Conforme já comentamos, ambas as compras podem ser benéficas: tudo depende da finalidade do consumidor. Se chegou até aqui, você já sabe que a joia tem um preço mais elevado devido à qualidade do material. Enquanto isso, a semijoia tem custo-benefício incrível para quem prefere economizar no look.

Então, é imprescindível avaliar os seus objetivos. Caso queira apostar em maior durabilidade e tenha dinheiro para investir, vá na joia. Se a prioridade for economizar, talvez seja melhor optar pela semijoia, que tem aparência semelhante à da joia. Lembre-se de que sempre é possível experimentar coisas novas e adequar as compras à sua realidade!

Ah, uma dica para descobrir se a sua peça é joia ou semijoia é conferir o certificado dela. Sabe aquele papelzinho que vem junto com a sacola na hora da venda? Ali, você pode conferir mais especificações sobre o bem adquirido e garantir que comprou em um local de confiança. Mais que isso, sempre questione o vendedor no momento da compra!

Então, Qual a diferença entre joia e semijoia?

Agora que já aprendeu mais sobre as diferenças entre elas, chegou a hora de escolher sua joia ou semijoia! Se você quer renovar o visual e adquirir novas peças, é possível vender as suas joias antigas de forma segura.

Aqui na Compra Joias BH, oferecemos condições exclusivas e pagamos à vista com preço justo. Entre em contato com um de nossos técnicos neste link e agende a sua avaliação sem compromisso. Garanta que os seus bens preciosos estarão em boas mãos!