EX-PRESIDENTE LULA ATINGE BOLSA DE VALORES

EX-PRESIDENTE LULA ATINGE BOLSA DE VALORES

As fases da Operação Lava Jato da Polícia Federal tem atingido diretamente a bolsa de valores e por conseqüência o valor do Dólar e do Ouro.

Logo após a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, a bolsa de valores operou em alta.

A moeda americana teve uma grande queda juntamente com o Ouro que só não “caiu” mais porque estava em alta lá fora.

Este comportamento é natural por parte do mercado. A segurança de que a operação Lava Jato resultará na punição dos culpados aumentam a credibilidade do país e atraem investimentos.

Preco do Ouro Lula Ministro

Por outro lado, quando a credibilidade na punição dos culpados se vê abalada, as bolsas operam em baixa e jogam o preço do Dólar lá nas alturas.

Foi o que aconteceu hoje.

A nomeação do ex-presidente Lula, para o cargo de Ministro, tem aparentado, ao menos para a oposição, como uma forma de fugir das garras do Juiz Sérgio Moro.

Ao ser nomeado Ministro, Lula terá foro privilegiado e será julgado pelo STF.

O que todos alegam é que seria uma manobra de Lula para fugir da punição.

Isso porque os Ministros do STF foram nomeados durante o seu mandato como Presidente ou durante o mandato da Presidente Dilma, sua maior aliada política.

Se isso é alguma manobra jurídica e/ou política não nos cabe avaliar. A única coisa que podemos dizer é que quando o nome de Lula aparece nos noticiários o dólar oscila quase que imediatamente.

Agora é esperar para ver o que fará o novo Ministro Luiz Inácio Lula da Silva e o quanto suas decisões afetarão o preço do Dólar e do Ouro aqui no Brasil.