Diamante

O diamante é uma das gemas mais conhecidas e adoradas no mundo inteiro. Eles obedecem à quatro classificações conhecidas como os 4 c's: cut (lapidação/corte), clarity (pureza/claridade), color (cor) e carat weight (quilates/peso).

A lapidação, ou corte, diz respeito à maneira como o lapidador corta o diamante e é o fator responsável pelo brilho do diamante. O corte mais conhecido é o brilhante, com seu formato arredondado.

A pureza do diamante refere-se ao número de inclusões e manchas da pedra preciosa. Quanto menos inclusões e manchas, mais valioso é o diamante.

Sua cor varia do incolor ao amarelo, obedecendo a uma escala própria de "A" à "Z", sendo os mais próximos de "A" mais transparentes e também mais valiosos. Existe também a categoria dos diamantes com cores fantasia compreendendo os diamantes de cor amarela intensa, rosa, azul, verde, marrom, negro e combinações dessas cores.

E, por último, porém não menos importante, é avaliado o peso do diamante, ou seja, quantos quilates a pedra possui. Quanto mais pesado o diamante, mais caro ele é.